Mãe Maria Elise Rivas

 

Mãe Maria Elise Rivas (também chamada Yá Bê Ty Ogodô no candomblé e Mestra Yamaracyê na umbanda), é filha de santo de Babá Rivas Ty Ògìyàn desde 1980, tendo acompanhado a longa trajetória de Babá Pai Rivas nas diversas escolas das RABs. Foi iniciada por ele no candomblé e exercia a função de Yakekere, na umbanda esotérica recebeu o 7° grau, 2° ciclo e o acompanhou por mais de uma década na umbanda traçada e encantarias.

 

 

  Acompanhou ativamente Babá Rivas na fundação e implantação de seus terreiros e na manutenção da Faculdade de Teologia com Ênfase em Religiões Afro-Brasileiras, instituição onde foi vice-diretora e professora de 2010 a 2016, sendo Babá Rivas o diretor. Na FTU, colaborou para o reconhecimento da instituição junto ao MEC.

  

É Bacharela em Teologia com Ênfase em Religiões Afro-brasileiras pela FTU e Mestra e Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP. Autora no âmbito das religiões afro-brasileiras com livros, capítulos de livros e artigos científicos publicados. Porém sua dedicação sempre esteve e está voltada aos terreiros dos quais hoje se tornou mãe de santo, com o compromisso e continuidade da tradição de seu Babá.